Em reprodução humana assistida, o médico especialista acompanha o paciente até a 3 semana de gestação, pois são os meses onde há um maior risco de ocorrer aborto. Deste modo, após a transferência embrionária é realizado o primeiro ultrassom obstétrico.
Este é um exame que é feito após o tratamento de FIV para o acompanhamento da mãe e do bebê que permite investigar e avaliar as diferentes etapas da vida intrauterina, como a placenta, o líquido amniótico que é responsável por proteger o feto, monitorar o desenvolvimento do bebê desde as primeiras semanas da gestação. Feito por via transvaginal após 14 dias do beta-hCG positivo.
Neste ultrassom será possível detectar um saco gestacional, confirmar a correta implantação embrionária, a presença da vesícula vitelínica e a possível confirmação de uma gestação única ou múltipla. Já no 2 ultrassom obstétrico, o médico consegue verificar os batimentos cardíacos do bebê.
A ultrassonografia obstétrica usa ondas sonoras para produzir imagens de um embrião que está dentro do útero de uma mulher grávida. Também é possível visualizar o útero e os ovários da mulher. Esse tipo de ultrassom não utiliza radiação ionizante. Desta forma, não tem efeitos prejudiciais e é o método preferido para monitorar mulheres grávidas.
Nos ultrassons obstétricos de primeiro trimestre o médico obstetra consegue:
O saco gestacional e o trofoblasto (futura placenta) pode ser visualizado a partir de 4 semanas de gestação e o saco vitelino (responsável pela nutrição do embrião no início da gestação) em cerca de 5 semanas. O ultrassom vai confirmar se a gestação é intra-uterina (está dentro da cavidade do útero) ou ectópica.
Uma vez que o batimento cardíaco é detectado pela ultrassonografia entre a 6 e 7 semana, mesmo que ocorra sangramento vaginal no início da gestação, é possível verificar se está tudo bem com o feto.
As medidas corporais fetais refletem na idade gestacional. E no final da gravidez, a medição dos parâmetros corporais permitirá avaliação do tamanho e crescimento do feto.
Após o primeiro ultrassom da FIV, se confirmada a gestação, inicia-se o acompanhamento da gestação que é muito importante, pois muitos problemas e alterações, quando identificadas no feto, podem ser controladas e garantir a saúde do bebê e da gestante.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!