Ter uma menstruação regular é um ótimo indicador de fertilidade. Isso significa que a mulher está produzindo hormônios. O ciclo menstrual é considerado complexo. A primeira fase do ciclo tem o objetivo do desenvolvimento folicular para liberação do óvulo.
Após a ovulação, é preciso fornecer condições favoráveis para a fertilização. E na fase final, tem o objetivo de preparar o endométrio para a implantação, desenvolvimento do embrião formado até o nascimento do bebê.
Há várias causas para a mulher e o homem não conseguirem engravidar no período fértil. Vamos abordar algumas delas, mas para que tenha certeza, é importante a consulta com um especialista em reprodução humana para solucionar o problema que impede de engravidar.
As causas de infertilidade são diversas. A idade avançada da mulher é a principal das causas. As doenças sexualmente transmissíveis também podem levar à infertilidade. O estresse afeta a fertilidade porque o sentimento influencia na maneira de como os hormônios são produzidos. Os óvulos e espermatozoides são liberados pela ação de hormônios. No entanto, se não houver sincronia na liberação destes, a gravidez não acontece.
Alterações no sistema reprodutor feminino também podem levar à infertilidade. A Endometriose é um exemplo, é uma doença onde o tecido endometrial está presente fora da cavidade uterina, liberando substâncias e provocando aderências em outros órgãos da pelve: tubas uterinas, ovários, intestino e bexiga, causando infertilidade.
A Síndrome do ovário policístico (SOP) também provoca desequilíbrio hormonal. Nela a mulher percebe o problema devido irregularidade menstrual e alteração na ovulação. Podemos ter desequilíbrio hormonal também quando a glândula da tireóide é afetada. Em conseqüência disso, a ovulação é prejudicada.
A dificuldade de engravidar durante o período fértil não é somente de responsabilidade da mulher, existem também fatores masculinos que atrapalham para a fecundação do óvulo.
Um dos fatores mais comuns é baixa produção da quantidade de espermatozoides. Nesta condição o sêmen apresenta com poucos espermatozoides, o que dificulta na motilidade deles para o encontro do óvulo. O homem também pode apresentar um sêmen com baixa motilidade dos espermatozoides, obstrução do canal por onde passam e até mesmo dificuldade na ejaculação.
A medicina reprodutiva oferece diversas opções de tratamento, mas o tratamento indicado logicamente dependerá do diagnóstico do casal. Além de tratar a causa diagnosticada, o médico especialista vai avaliar a saúde como um todo da mulher, assegurando a sua saúde e preparando o corpo para a futura gestação.
Bom dia Passei quase 1 ano tomando pilula do dia seguinte...todas as vezes que tinha relação sexual no período fértil...minha menstruação continua normal e tem 2 meses que não uso nenhum método contraceptivo e agora estou querendo engravidar e não consigo oque pode ser?
Olá, obrigada pelo seu comentário. Para uma avaliação precisa é necessário passar em consulta para que eu possa lhe examinar e solicitar exames específicos. Entre em contato com a minha secretária pelo whatsapp (11) 95293-5293. Será um prazer te atender!