Considerando o tratamento de FIV com maiores chances de sucesso para casais com infertilidade, a FIV ainda gera muitas dúvidas durante todo o seu processo. Uma das dúvidas mais questionadas é sobre os cuidados após a transferência embrionária antes do resultado do Beta HCG. Após a transferência embrionária, o período para realização do Beta HCG é de aproximadamente 12 dias.
A transferência embrionária é a etapa final no tratamento de FIV. Neste momento tanto o paciente quanto a equipe médica ficam com uma enorme sensação de otimismo e expectativa para o resultado do Beta HCG que vai confirmar a tão sonhada gestação do casal.
Cientificamente, não há nenhuma comprovação de que o repouso seja necessário para a mulher após a transferência embrionária. A teoria seria que quanto mais imóvel a mulher fique, menos chance para que os embriões se movam pelo útero.
Entretanto, na prática, isso não ocorre porque as paredes do útero são juntas, não existem espaços e nenhuma chance dos embriões se deslocarem, pois ficam aprisionados no endométrio da mulher.
Apesar do repouso não ter significância para a implantação embrionária, ele é importante porque traz um certo conforto e segurança ao casal que passou por um tratamento considerado psicologicamente desgastante. Além do conforto emocional, também traz um conforto físico devido a estimulação ovariana que causa uma sensação de ‘’inchaço’’ devido ao aumento dos ovários após a coleta dos óvulos.
O paciente precisa estar ciente que os repousos recomendados serão somente para gerar conforto e não para aumentar as chances de sucesso do tratamento.
Geralmente, é orientado ao paciente 24 horas de repouso para retornar as atividades normais. A posição para a mulher dormir não terá nenhuma interferência no resultado do tratamento. Sendo assim, a mulher poderá dormir com a posição que se sentir mais confortável.
Entretanto, o repouso absoluto pode ter um efeito contrário, provocando desnecessariamente ansiedade, angústia, estresse neste momento tão delicado, principalmente para aquelas mulheres que possuem rotina dinâmica em seu dia a dia.
No entanto, devido a paciente ter se submetido ao procedimento cirúrgico (aspiração folicular) e transferência embrionária, deve ser evitado atividades físicas e esforços excessivos neste período de 12 dias pós transferência embrionária, portanto as atividades rotineiras devem ser retomadas normalmente.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!