A histeroscopia diagnóstica é um exame ginecológico que tem como objetivo a visualização interna do útero para auxiliar o médico no diagnóstico de possíveis feridas, adesões, pólipos, tumores e outras anormalidades.
Exame um pouco mais invasivo, às vezes exige sedação, também oferece grande oportunidade de se conhecer o interior da cavidade uterina. Geralmente feita em conjunto com a laparoscopia para examinar visualmente o interior da cavidade uterina
Deste modo, o exame deve ser realizado na primeira quinzena da menstruação, pois é quando o útero ainda não está se preparando para receber uma possível gravidez, facilitando a observação das lesões.
Normalmente o exame é indicado para descobrir causas de infertilidade. Como, por exemplo, sangramento uterino anormal e alterações no útero que estão relacionadas a seu tamanho ou forma.
É realizada antes do tratamento de Fertilização in vitro (FIV) quando apresenta suspeitas de alterações uterinas. Estas alterações podem ser um mioma uterino submucoso ou pólipo endometrial. Vale a pena investigar também quando a mulher apresentar sangramento anormal, abortos e falhas no tratamento de FIV
A equipe clínica da Neo Vita é especializada pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia) e pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina (EPM).
Seja a(o) primeira(o) a comentar!