Tratamentos / Correção de Varicocele

A varicocele é a dilatação das veias do plexo pampinifiorme (que fazem a drenagem do sangue dos testículos). É a principal causa de infertilidade masculina e daí a sua importância no diagnóstico e tratamento do casal. Ela atinge aproximadamente 15% da população, mas nem todos estes homens terão infertilidade como decorrência da doença. Estimamos que somente 15% dos homens com varicocele irão apresentar algum grau de infertilidade. A varicocele é mais proeminente à esquerda, mas é muito comumente identificada bilateralmente.

Devido a uma falha nas válvulas das veias do plexo pampiniforme, ocorre refluxo do sangue que deveria voltar para o coração através da veia renal (à esquerda) ou da veia cava (à direita). Assim, as veias testiculares ficam dilatadas, conferindo o aspecto de "saco de minhocas" ao escroto.
Existem diversas teorias que explicam como a varicocele gera infertilidade e entre as mais aceitas, temos:

  • Aumento da temperatura do escroto (os testículos ficam fora do corpo porque precisam de uma temperatura 0,5º C menor do que o resto do organismo para funcionar adequadamente)
  • Dificuldade na drenagem de substâncias tóxicas da circulação, devida à falha na circulação causada pela varicocele
  • Produção de espécies reativas de oxigênio (radicais livres), muito tóxicas para os testículos.

O diagnóstico é clínico e não é necessário nenhum tipo de exame subsidiário para isso. Um médico experiente e acostumado a lidar com a doença pode facilmente diagnosticá-la pelo exame físico, que deve ser feito com o paciente de pé e em uma sala com boa luminosidade e aquecida.

Tratamento

A correção cirúrgica da varicocele, com o intuito de melhorar o potencial de fertilidade masculino, é bastante empregada atualmente. Existem para tanto, várias abordagens cirúrgicas, sendo a maioria delas executadas sem o auxílio de microscópio. Embora possam ser executados com segurança, todos os procedimentos que não utilizam nenhum recurso de aumento óptico exigem a abertura dos músculos do abdome, determinando um pós-operatório longo e relativamente doloroso.

Todavia, se empregarmos o microscópio cirúrgico para corrigirmos o refluxo venoso da varicocele, o procedimento poderá ser realizado através de uma pequena incisão (+/- 2,0 cm). A partir deste momento, com o auxílio do microscópio de microcirurgia, é possível identificar com segurança as veias, os linfáticos e as artérias, tornando o procedimento mais seguro e com melhores taxas de sucesso.

A ligadura inadvertida de uma atéria irá cessar o fluxo de sangue que alimenta o testículo e assim irá gerar falência testicular definitiva e irreversível. Com o uso de microscópio, as artérias são identificadas com maior facilidade e preservadas.

A ligadura de vasos linfáticos também é um problema quando não utiliza-se o microscópio, pois ela irá gerar acúmulo de líquido linfático no escroto, a chamada hidrocele, que além de ser esteticamente feia, pode ser dolorosa e requerer nova cirurgia.

O local de escolha para a abordagem cirúrgica é o sub-inguinal (pouco acima do corpo do pênis).

Vale lembrar que após a cirurgia as veias irão continuar dilatadas, pois não são retiradas, mas a doença foi tratada.

A taxa de sucesso em eliminar a varicocele é de 95% no pós-operatório. Ocorre melhora do sêmen em 75% dos casos e as taxas de gravidez podem atingir mais de 40%.

Não se deve operar varicocele nos dias atuais sem o auxílio de microscópio.

Vantagens da Técnica Microcirúrgica:

  • Atinge todos os vasos do cordão
  • Preserva linfáticos e artérias, impedindo a formação de hidrocele pós-operatória ou falência testicular (por ligadura inadvertida de artérias)
  • Não secciona músculos (menor dor no pós-operatório)
  • Menor índice de recorrência quando comparada com outras técnicas
  • Recuperação pós-operatória muito rápida (um dia)

Veja uma cirurgia de correção de varicocele realizado por microscopia, o método de escolha.



Referências na Literatura Médica:

  • Vários autores. Infertilidade Masculina. In: International Braz J Urol. Vol 29, Suppl. 5, 2003.
  • Miyaoka, R. & Esteves, S.C., "A critical appraisal on the role of varicocele in male infertility". In: Advances in Urology, 2012.
Você tem dúvidas?
Consulte-nos pelo formulário abaixo ou ligue no telefone (11) 5052-1000 será um prazer te ajudar.