Tratamentos / Apoio psicológico

O atendimento psicológico pode auxiliar uma pessoa nas mais diversas situações de vida a lidar com o sofrimento emocional por meio de um espaço de escuta, reflexão, reconstrução de si mesmo e de uma relação singular com o psicoterapeuta. Esse acompanhamento tem se mostrado de extrema importância a pacientes que enfrentam dificuldades relacionadas à infertilidade.

A própria decisão de ter um filho e o percurso para se alcançar a tão desejada gravidez podem acarretar momentos de ansiedade ao casal e, principalmente, quando não acontece no tempo esperado por eles. Deparar-se com obstáculos nessa busca da realização do desejo de maternidade e paternidade pode representar um impacto emocional importante por interferir nos sonhos construídos imaginariamente e despertar diversos sentimentos a todo casal, como tristeza, medo, vergonha, frustração, culpa, ansiedade, inferioridade, raiva, esperança e desesperança cíclicas.

A busca por tratamentos de Reprodução Assistida proporciona aos casais a possibilidade de alcançar o projeto idealizado anteriormente de formar uma família e são fontes de esperança para redução ou eliminação de qualquer barreira para tal conquista. Considerando como essencial o trabalho em equipe interdisciplinar, a Neo Vita valoriza o cuidado no âmbito emocional, pois considera que o acompanhamento psicológico favorece o sucesso de um tratamento e que, como alguns estudos apontam, o bom manejo do estresse e da ansiedade acarreta uma maior taxa de gravidez.

O próprio processo de tratamento pode desencadear algumas ansiedades naturais do ser humano frente a uma tal esperada realização, entretanto, o acompanhamento terapêutico pode auxiliar os casais a direcionarem melhor esse turbilhão de sentimentos que vivenciam nas diferentes etapas do tratamento. O objetivo não é suprimir as ansiedades, mas sim poder oferecer um espaço que acolha desde as expectativas esperadas até um grau de sofrimento mais severo que pode interferir nas escolhas dos pacientes, na interrupção do tratamento ou em um maior comprometimento emocional.

O trabalho em equipe interdisciplinar favorece que a decisão por um tratamento esteja bem elaborada pelo casal. Além disso auxilia a refletirem sobre as possibilidades de tratamento para engravidar, a compreenderem o que foi particularmente indicado pelo médico e que precisa ter uma aceitação por parte dos pacientes para que seja algo satisfatório.

Podemos oferecer, além de orientação, o acompanhamento psicológico individual ou de casal para que possam perceber a repercussão da infertilidade de forma individualizada e enfrentem esse desafio com diálogo e cumplicidade. A psicoterapia durante o tratamento, e até mesmo na gestação e puerpério, favorece a pensar novas maneiras de se posicionar frente às dificuldades, a legitimar os desejos, a construírem uma parentalidade e alcançarem repercussões positivas no relacionamento familiar e também com o filho.

Mariana Guarize de Souza
CRP: 06/77215

Você tem dúvidas?
Consulte-nos pelo formulário abaixo ou ligue no telefone (11) 5052-1000 será um prazer te ajudar.